top of page
  • cienciaviva7

Visita de estudo ao Museu do Côa

No dia 7 de novembro, os alunos do 4º ano do Agrupamento de Escolas Padre João Rodrigues de Sernancelhe, fizeram uma visita de estudo ao Museu do Côa, em Vila Nova de Foz Côa, no âmbito do Clube da “Ciência Viva”. A pertinência desta visita de estudo prende-se com o facto da História de Portugal fazer parte dos conteúdos a trabalhar com os alunos deste ano de escolaridade, fazendo-os deste modo recuar até à idade do gelo.

No Museu, fomos recebidos pela Dra. Vera Carvalho e pela Dra. Marta que nos mostraram os primeiros vestígios do passado: uma pele de javali, várias pedras, bifaces, sílex e outras.

Seguidamente, no auditório, ouvimos a história da família Cavalinho, que, além de nos falar um pouco da vida de uma família desse tempo, nos contou como o cão é um lobo domesticado.

Visitámos várias salas do museu, onde, em algumas delas havia réplicas das gravuras encontradas nas margens do Rio Côa, bem como objetos encontrados na região que remontam à época atrás mencionada.

As figuras rupestres do Vale do Côa, constituídas sobretudo por cavalos, auroques, veados e cabras montanhesas,constituem uma rara concentração de arte rupestre composta por gravuras em pedra datadas do Paleolítico Superior (22 000–10 000 a.C.).

À tarde regressámos ao museu para participarmos em ateliers, onde conhecemos melhor os objetos que os homens dessa época utilizavam no seu dia a dia, como conseguiam fazer uma ponta de lança ou um biface e como faziam o fogo; e o atelier dos sabonetes, onde cada um fez um sabonete utilizando as ervas da região, com as quais os homens antigamente se esfregavam para eliminar alguns dos maus cheiros.

Finalmente na sala 3D pudemos ver umas imagens que foram do nosso agrado.

Esta Visita de Estudo foi muito importante e certamente irá ajudar-nos a compreender melhor a história do homem e do nosso país.

                                                                                                         Os alunos do 4º Ano











3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page